Um 2019 sem erros.

Mais um ano que termina e o seu desempenho enquanto empresário não foi o melhor? O resultado da sua empresa vai ficar muito aquém do desejado? Verifique se você cometeu um desses erros de gestão, para não os repetir e garanta bons resultados já em 2019.

Sei muito bem que gerir uma empresa, nem sempre é fácil. Mas existem determinados erros que à primeira vista nem parecem tão maus assim, mas acabam a condicionar os bons resultados da empresa a médio longo prazo.

Que erros ?

Identifico neste artigo, os principais erros e mais clássicos da gestão e que afetam várias empresas. No entanto, aquelas que tinham responsáveis mais preparados ou aquelas que foram inteligentes e recorreram a especialistas, souberam eliminar os erros e não os voltaram a cometer.

No meu entendimento e decorrente da experiência em várias empresas, a falta de planeamento estratégico é a base para o desenvolvimento de uma empresa. Se atualmente o presente da sua empresa não é o que esperava quando a decidiu criar, provavelmente o principal culpado seja a falta de estratégias para alcançar os resultados desejados, por si e pelos seus sócios.

A falta de Planeamento Estratégico é um dos principais erros de gestão que definitivamente não devem ser repetidos em 2019.

Para evoluirmos, em qualquer área, é necessário definirmos uma ou mais metas e trabalharmos para alcança-las. Dentro da empresa, trabalhar metas é imprescindível para o sucesso.

Baseado no seu planeamento estratégico, defina metas claras e tangíveis, que enquanto empresário sabe que será capaz, assim como a sua equipa, de atingir com maior ou menos dificuldade.

Quer duplicar a faturação? Quais metas que precisam ser traçadas para alcançar esse objetivo? Quer que o seu negócio gere mais dinheiro? Defina cada passo com clareza e não repita um dos mais dolorosos erros de gestão.

Se não costuma avaliar periodicamente a sua produtividade e a dos seus colaboradores, já deveria ter começado a fazê-lo. Acredite que é muito simples.

Na hora de traçar as metas para o próximo ano, para que 2019 seja definitivamente um ano com excelentes resultados, será muito importante comunicar à sua equipa quais as metas, para que estes a possam sentir e fiquem comprometidos e alinhados com aquelas que são as suas metas enquanto dono do seu negócio.

Quantos problemas a sua empresa já enfrentou por falta de comunicação? Uma mensagem sem clareza, contextos distorcidos, ou o famoso, “mas eu quis dizer isso” são tão comuns, que muitas vezes o dono do negócio não percebe o quanto situações como essa fazem mal à sua empresa.

Identifique os problemas de comunicação recorrentes na sua empresa e procure formas de minimizá-los até a exclusão. Uma forma de fazer isso é começar por si, ser claro e bem objetivo em toda a sua narrativa.

Como dono do negócio, já se perguntou há quanto tempo sua empresa não oferece nenhuma novidade aos seus clientes? Seja uma nova solução, uma ferramenta complementar ou mesmo algum serviço de atendimento rápido, por exemplo?

Não inovar é um dos grandes erros de gestão, pois deixa de gerar valor para o seu cliente, que vai procurar quem lhe ofereça mais do que a sua empresa oferece. A minha recomendação e alerta, é que deve conhecer soluções informáticas ou outras soluções que permitam monitorizar, otimizar e maximizar. O aperfeiçoamento constante das soluções que dispõe deve ser constante e sempre adequadas às necessidades do mercado.

Em jeito de conclusão, todos os donos de negócio cometem erros, mas terá os mesmos fracos resultados que conseguiu até hoje, se insistir nos mesmos erros de gestão que até agora afetaram o seu crescimento e os seus resultados e que o mantêm o seu negócio sem resultados condizentes com a sua ambição.  

Está neste momento, no tempo certo para procurar o sucesso que o seu negócio necessita e que enquanto dono do seu negócio merece. Está no tempo de ser excepcional e ter um negócio que gera efetivamente dinheiro.